Apreendida embarcação com mais de 12 mil litros de combustível

     Economia              
  • Zaire • Domingo, 04 Agosto de 2024 | 17h55
Apreendida no Soyo embarcação por tentativa de contrabando para RDC
Apreendida no Soyo embarcação por tentativa de contrabando para RDC
DR

Mbanza Kongo – Uma embarcação que transportava 12 mil e 500 litros de combustível foi apreendida sábado, em alto mar, pela Polícia de Guarda Fronteira, no município do Soyo, província do Zaire.

Em nota enviada este domingo à ANGOP, em Mbanza Kongo, a corporação informa que a embarcação foi apreendida durante um patrulhamento marítimo realizado pelas forças da Esquadra Naval de Mbubu, a 15 milhas da costa.

Acrescenta que o navio carregado de derivados de petróleo, tinha como destino à República Democrática do Congo (RDC) e estava a ser escoltado por três cidadãos deste país vizinho, que seguiam abordo de uma outra embarcação de fibra moderna com motor de 85 kvs.

“Após perseguição, os supostos contrabandistas abandonaram no alto mar a embarcação que transportava 500 recipientes plásticos de 25 litros cada carregados de gasóleo e meteram-se em fuga num navio de apoio”, refere o informe.

Avaliado em dois milhões e 500 mil kwanzas, o combustível apreendido foi entregue às autoridades aduaneiras do município do Soyo para os trâmites legais.

Por outro, dois cidadãos de ambos os sexos, foram detidos na manhã deste domingo, pela Polícia Nacional, no município do Nzeto, por terem sido encontrados com 555 litros de gasóleo no interior de uma viatura.

Segundo a polícia, os acusados provenientes do município de Mbanza Kongo, foram abordados pelos efectivos da corporação em serviço no bairro Mambu Mampa, periferia da Vila do Nzeto, após terem adquirido o produto numa das bombas da circunscrição.

“Depois de comprarem o gasóleo, os dois ocupantes da viatura ligeira de marca Toyota Corola, pretendiam levar o combustível para a comuna fronteiriça do Luvo, município de Mbanza Kongo, onde seria comercializado”, lê-se ainda na nota. JL





+