Luanda- Dois mil e 352 apartamentos do projecto habitacional Zango 0, "Vida Pacífica", em reabilitação, serão entregues aos seus proprietários até ao final do ano, assegurou hoje, em Luanda, o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos.
O governante, que realizou uma visita de constatação do estado das obras de reabilitação, disse que as entregas dos apartamentos vão acontecer nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro deste ano, estando a requalificação dos edifícios na ordem dos 50 a 75 %.
O ministro disse que os mais de dois mil apartamentos equivalem a 21 dos 28 edifícios do Projecto Habitacional Zango 0, segunda fase da Urbanização Vida Pacífica.
Carlos dos Santos informou ainda que, para esta empreitada, o Governo disponibilizou cerca de 41 milhões de dólares norte-americanos para que os seus ocupantes recebam as moradias em perfeitas condições, uma vez que houve um elevado nível de vandalização.
"A vandalização originou em alguns apartamentos e edifícios prejuízos elevados a ponto de se importa materiais fora do país", sublinhou o ministro.
Lembrou ainda que está entrega de habitações na Urbanização Vida Pacífica, abrange maioritariamente jovens que, por meio do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), vão receber as chaves dos apartamentos.
O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação fez saber que a entrega de apartamentos no projecto habitacional Zango 0 (Urbanização Vida Pacifica) à juventude já teve lugar em Agosto deste ano, nas tipologias T3 T4, com a entrega de mais de cem apartamentos.
Por seu turno, o empreiteiro Virgílio Belo disse que, até ao momento, os prazos estão a ser cumprido e o cronograma para as entregas faseadas dos edifícios está curso e se estima para o final do ano 2022.
"Fruto do elavado estado de vandalização dos apartamentos foi necessário, entre os vários materiais, importar portas interiores que já se encontram no país, situação que condiciona o avanço das obras", precisou o responsável.
Já o presidente do Conselho Nacional da Juventude ( CNJ), Isaías Calunga, sublinhou que os futuros moradores devem se manter calmos, uma vez que os trabalhos estão em curso e, em pouco tempo, os apartamentos, direcionado para a juventude, na ordem de cerca de mil imóveis, serão entregues.
Em Agosto deste ano, houve já a entrega de 112 apartamentos aos jovens que cumpriram com os procedimentos contratuais.