Benguela - O presidente da Federação dos Criadores de Gado de Angola, Salvador Rodrigues, anunciou este domingo, em Benguela, a criação de uma Coopertiva de Créditos para apoiar os produtores nacionais.
Segundo o responsável, que falava à imprensa após o leilão do gado que Benguela acolheu neste fim-de-semana, no âmbito dos 405 anos desta cidade, a criação dessa instituição financeira, a curto/médio prazo, visa apoiar os produtores individuais e grandes cooperativas com créditos mais razoáveis.
Salvador Rodrigues informou que a classe ainda continua a debater-se com várias dificuldades, como a falta de sanidade animal, de uma cadeia logística, existência de matadouros sem as condições de higiene recomendadas (particularmente em praças).
O roubo de gado, fraca melhoria genética do gado, bem como a insuficiência de conhecimentos de alguns produtores, são outras inquietações da Federação, que pensa poder ser ultrapassadas com financiamentos mais atractivos da futura Cooperativa de Créditos.
Defendeu, por outro lado, a necessidade dos governos provinciais, a par do de Benguela, apoiarem o sector pecuário com Infra-estruturas adequadas para promover a produção nacional e diminuir as importações.
Apelou o Ministério da Agricultura e Pescas a reforçar a classe, através do rejuvenescimento de quadros que continuem a transmitir conhecimentos às comunidades ligadas a pecuária, com programas de assistência técnica.
Estiveram presentes nesta feira, de três dias, os maiores produtores de gado e cooperativas de Angola.
Salvador Rodrigues, até então presidente da Cooperativa dos Criadores de Gado do Sul de Angola, foi eleito, no último sábado, para liderar a Federação dos Criadores de Gado de Angola.