Saurimo - O presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) na Lunda-Sul, Casimiro Quiala, apelou esta segunda-feira, maior abertura das empresas locais, sobretudo do sector privado, para estágios remunerados.
Em declarações à ANGOP, a propósito das actividades realizadas este ano, Casimiro Quiala realçou que a promoção de programas de estágios remuneradoe constitui a porta de entrada para a empregabilidade de jovens com qualificações técnicas comprovadas, daí a necessidade de uma maior abertura por parte das empresas.
Fez saber que este ano, cerca de 255 jovens da província da Lunda-Sul tiveram acesso a estágios remunerados em diversas empresas.
Por outro lado, lamentou que o excesso de burocracia administrativa tem estado a condicionar o financiamento de vários projectos de empreendedorismo dos jovens, apelando dinamismo por parte da banca para a alteração do quadro.
Para o ano económico 2025, disse, a ANJE vai continuar a apostar na formação dos jovens em matérias de economia e estreitar parcerias com empresas locais para a empregabilidade da juventude.
A AJE Angola é uma ONG liderada por jovens, cujo a finalidade é de apoiar a classe jovem empresarial nas suas principais inquietações sócio econômicas, e também de auxiliar o executivo angolano na materialização dos seus programas econômicos.
Na Lunda-Sul, a organização foi implementada em Julho deste ano e conta com 50 membros.JW/HD