Luanda - A Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA) retirou do mercado cinco mil 202 caixas do sumo "Ceres", sabor maçã, por alegadamente estar contaminado com fungos “Patulina”.
A ANIESA tomou conhecimento, através de um alerta internacional, da existência de micotoxina nsse sumo, podendo provocar vómitos, náuseas e problemas gastrointestinais mortais.
Segundo um comunicado enviado a ANGOP este sábado, por força da Lei, todo omerciante que ainda tiver no seu estabelecimento a bebida de marca “CERES” de sabor a maçã e com data de produção de Maio a Outubro do corrente ano deverá contactar imediatamente a ANIESA.
"Na senda das actividades inspectivas foi possível fazer a detenção, pela Direcção de Investigação e Ilícitos Penais da Polícia Nacional (DIIP), de cinco operadores estrangeiros pela utilização de componentes expirados na produção de sumos, em Viana, Luanda", indica a nota..
A detenção, anunciada pela ANIESA, recai sobre um cidadão de nacionalidade indiana e quatro eritreus, por produzirem sumos para o consumo humano, numa situação que constitui crime previsto e punível pela lei angolana.