Viana - Uma campanha inspectiva a estabelecimentos hoteleiros da província de Luanda, com objectivo de aferir as condições técnicas e de higiene, está a ser feita por brigadistas da Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA), em parceria com o Serviço de Investigação Criminal (SIC).
Segundo o director-geral adjunto da ANIESA, Heleno Antunes, que falava esta sexta-feira à Angop, a campanha que decorre desde 28 de Fevereiro vai abranger hotéis, risortes, Lodges, aldeamentos turísticos, restaurantes, bares e similares para verificar o grau de adequação, relativamente as infracções registadas, após serem inspeccionadas nos últimos três meses.
O responsável adiantou que, numa primeira fase, estão a ser inspeccionados os hotéis onde em dois dias já detectaram infracções como presença de ratos mortos em armários, produtos expirados, utensílios em mau uso, falta de higiene em colchões e lençóis e a não desinfestação dos quartos.
Ressaltou que a campanha, que vai até Abril próximo, servirá também para revisitar os estabelecimentos vistos em Dezembro para aferir o grau de cumprimento das orientações deixadas que pode culminar com a cassação da licença, caso os operadores não cumpram com as orientações estipuladas por lei.
Heleno Antunes salientou que, numa altura em que o país trabalha para a promoção do turismo, é necessário que os agentes hoteleiros cumpram com os requisitos legais e ofereçam serviços de qualidade em todas as vertentes.
Referiu que a acção permitirá garantir que as actividades nestes locais sejam exercidas de acordo com as regras estabelecidas, salvaguardando os riscos alimentares e ambientais que podem resultar da contaminação dos produtos oferecidos, por falta de observação das regras de conservação aplicáveis.
A ANIESA alerta aos operadores económicos de todo o país a pautarem pelo cumprimento das normas que regem as actividades do sector e incentiva à denúncia por parte dos clientes.
Cinco brigadas constituídas por três técnicos realizam o trabalho de inspecção às unidades hoteleiras e afins. HDC/AC