ANIESA exige mais qualidade do pão na Matala

     Economia              
  • Huíla • Segunda, 09 Setembro de 2024 | 09h08
Panificadora na Matala
Panificadora na Matala
Morais Silva - ANGOP

Matala – Uma comissão multi-sectorial, coordenada pela Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA), inspeccionou as sete panificadoras do município da Matala, na Huíla,e deixou a recomendação para melhorarem a qualidade do pão.  

A inspecção deu conta da falta de higiene, de más condições de trabalho e de infra-estruturas pouco adaptadas à natureza do trabalho que fazem.

No final das visitas feitas no fim-de-semana, o director da ANIESA na Matala, Daniel Nobre Capenda, fez saber que a actividade inspectiva foi de carácter pedagógica, cujo objectivo foi aferir o funcionamento das panificadoras e orientá-las a cumprir a legislação, conferindo maior qualidade do produto.

Informou aos responsáveis das panificadoras sobre a moratória de 15 dias para adequarem as infra-estruturas, equipamentos e as condições de trabalho dos funcionários, com o objectivo de preservar a saúde humana.

Os responsáveis das panificadoras, mostraram-se agradados com o trabalho pedagógico da ANIESA e comprometeram-se a observar as orientações para assegurar a qualidade do pão.

O administrador municipal da Matala, Manuel Machado Quilende, integrou o grupo de trabalho, e apelou para mais investimento no sector, pois sete padarias são insuficientes para uma população de mais de 355 mil habitantes.

O município da Matala é o segundo mais habitados dos 14 que a Huíla tem, a seguir ao Lubango (capital), de onde está a 180 quilómetros Leste. MS





+