Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angosat-2 vai melhorar as comunicações – reitera catedrático

     Economia              
  • Luanda • Quarta, 19 Outubro de 2022 | 14h26

Ramiros - O presidente do Instituto Superior Kangonjo (ISKA), Arão Cachinavissa Aurélio, destacou os benefícios do Angosat 2 na melhoria das comunicações em todo território nacional, bem como vai propiciar a feitura de estudos estratégicos e estabelecer acordos de cooperação com instituições técnico-científica.

Em declarações á Angop, no município de Belas, em Luanda, o catedrático sustentou as vantagens, por se tratar de um meio que dispensa a utilização de cabos e investimentos em infra-estruturas.

Recordou de se tratar de uma comunicação, sem limites de fronteiras territoriais, sem congestionamento de rede como ocorre em sistemas de conectividades tradicionais.

Segundo a docente, grande parte do território nacional depende das comunicações via satélite, desde o simples acto de enviar uma mensagem por telefone, efectuar uma chamada, uso de um multicaixa, transmitir um jogo, entre outras operações, mais do que um avanço tecnológico ou conquista espacial os satélites nos permitem uma série de facilidades.

O Angost-2 é um satélite de telecomunicações, com alta taxa de transmissão de dados, que assegura toda cobertura do continente africano e parte da Europa. Pesa cerca de 2 toneladas, mede 52/54 metros de altura, o seu funcionamento está previsto para dentro de 60 a 90 dias.

Tem uma capacidade de transmissão sete vezes maior que a do  ANGOSAT-1, que tinha 16 retransmissores na Banda C e seis na Banda KU.

Com 15 anos de tempo de vida útil, o ANGOPST-2 tem ainda seis “transponders” na Banda C, 24 na Banda KU e, como novidade, um retransmissor na Banda KA.

O novo satélite surge no quadro da estratégia do Executivo angolano de diminuir a exclusão digital no país, em particular, e em África, em geral, permitindo expandir serviços de telecomunicações às zonas mais recônditas a preços competitivos.

O satélite, que comporta uma série de serviços, tem capacidade para cobrir o continente africano, com ênfase na região sul, e parte significativa do sul da Europa.

 

 

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+