Angolaves investe 7 milhões de dólares na modernização da empresa

     Economia           
  • Bengo     Sexta, 18 Agosto De 2023    19h19  
Dístico da ANGOLAVES no Parque industrial do Panguila
Dístico da ANGOLAVES no Parque industrial do Panguila
Cedida

Caxito – Sete milhões de dólares é o valor que a empresa Angolaves, na província do Bengo, está investir num projecto de expansão e modernização da unidade agropecuária.

Deste valor, 82  por cento refere-se a um financiamento do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) e 18 por cento da empresa.

O  investimento visa  triplicar a produção que está em 270 caixas de ovos/dia, uma quantidade que baixou  devido a reestruturação da empresa, informou o director de administração e finanças da Angolaves, Daniel Januário.

O valor está a ser igualmente empregue na reabilitação e construção de novos pavilhões, centros de classificação e num digestor para o tratamento de resíduos e melhoramento do meio ambiente.

O responsável informou que os actuais pavilhões com capacidade para 18/20 mil aves estão desactivados e que estão a ser construídos outros, para 50 mil galinhas, para permitir triplicar a  produção.

Com uma área de 87 hectares, a empresa  tem doze pavilhões para um total de 250 mil aves, sendo oito para postura e quatro de recria.

A falta de água canalizada foi apontada como um dos principais problemas que empresa enfrenta há 10 anos, sublinhando que gasta um milhão de kwanzas/mês num camião cisterna de água para dar vida às galinhas.

Em 2022,  a empresa teve gastos no valor de  38 milhões de kwanzas com a aquisição de água, enquanto no primeiro semestre deste ano os custos  já estão na ordem dos 29 milhões de kwanzas.

A Angolaves  tem como principais mercados a capital do país (Luanda), os pequenos, médios e grandes supermercados, restaurantes e pastelarias. FS/IF





+