Luanda – O angolano João Luís Gimbi foi nomeado, recentemente, pelo Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), ao cargo de director executivo para África Austral, num período de três anos (2022/2025).
Nomeado durante as Reuniões Anuais do Grupo BAD, que decorreu em Junho desde ano, Luís Gimbi substitui a namibiana Judith Kateera, em fim de missão, passados três anos, atendendo os interesses da instituição em Angola, Mocambique, Zimbazwe e Namíbia.
Luís Gimbi é quadro do Ministério das Finanças de Angola, de quem a titular da pasta, Vera Daves, augura ter mais assistência do banco para a melhoria do portfólio de projectos do Governo, bem como maior apoio para o desenvolvimento do sector privado.
Apresentado esta quinta-feira, durante o encontro que Vera Daves teve com a directora executiva em fim missão, Judith Kateera, Luís Gimbi terá como principal tarefa fornecer supervisão e direcção estratégica ao Grupo, olhando para os interesses de cada país, bem como do próprio Banco.
Segundo disse, Luís Gimbi não é "pioneiro" dentro do BAD, tendo a sua missão começado em 2016, altura que foi nomeado como consultor sénior, para um mandato de três anos.
Em 2019, exerceu também o cargo de director executivo suplente, dentro do Grupo.
Para Vera Daves, " é uma honra para a República de Angola ocupar o cargo de director executivo junto de uma instituição internacional, como o Grupo do BAD.
À directora executiva cessante, Vera Daves enalteceu o trabalho desenvolvido, que em parte foi impedido pela pandemia da Covid-19.
Em Angola, a carteira de investimento do Grupo é de 1, 024 mil milhões de dólares para 10 projectos ligados à energia, agricultura, água e saneamento.