Luanda - As oportunidades económicas e os avanços registados na melhoria do ambiente de negócios alcançados nos últimos anos, por Angola, serão apresentadas no Fórum Empresarial União Europeia-Angola, a decorrer em Bruxelas, no Reino da Bélgica, a 24 de Março deste ano, soube a ANGOP.
Segundo o secretário de Estado do Planeamento, Milton Reis, o evento decorrerá sob o lema “Angola um novo destino para o investimento Europeu” e contará com cerca de 800 participantes, em formato híbrido, sendo 100 presenciais e 700 virtuais, numa co-organização da União Europeia e Angola.
O referido fórum vai contar com intervenientes do sector privado das duas partes, ligados à Agricultura, à Energia e Águas, Tecnologias de Informação, tidos como potencial para o crescimento económico, e valor acrescentado para a diversificação da economia e o aumento da capacidade dos meios de produção no país.
Falando no habitual briefing do Ministério da Economia e Planeamento (MEP), Milton Reis informou, por outro lado, que o Governo está a trabalhar para uma melhor articulação entre o Sistema Nacional de Planeamento e o Programa de Investimento Público (PIP).
Para tal, destacou o governante, estão a ser capacitados técnicos de todos os órgãos do Sistema Nacional de Planeamento, sobre ferramentas ligadas à monitorização, avaliação e gestão de projectos de investimento público.
De acordo com o responsável, neste momento decorre uma formação via online, de cinco dias, envolvendo mais de 90 formandos provenientes dos Gabinetes de Estudos e Planeamento, sectoriais e provinciais.
Os formandos estão a abordar temas relacionados com a “Visão e as etapas do ciclo de políticas públicas”; “Conceitos fundamentais da avaliação de políticas públicas”; “Questões, critérios e relatórios de avaliação de investimento público”; “O ciclo do PIP; e “Atributos de qualidade e critérios de elegibilidade de projectos de Investimento Público.