Angola tem potencial para crescer mais de 3% do PIB

     Economia              
  • Luanda • Quinta, 02 Fevereiro de 2023 | 15h14
Pormenor da Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo(Foto ilustração)
Pormenor da Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo(Foto ilustração)
Cedida

Luanda - Angola tem potencial para  aumentar o crescimento do  Produto Interno Bruto (PIB) em  mais de três por cento, afirmou esta quinta-feira o presidente do Conselho de Administração do Standard Bank, Luís Teles.

Para atingir tal desiderato, apontou há necessidade de se acelerar os investimentos para as infra-estruturais, melhorar a capacidade  de execução dos projectos preconizados, por forma a assegurar que se eleve a percentagem do PIB.

Deste modo, o gestor frisou, no "Fórum de Infra-estruturas em Angola",  que se deve  envolver mais o sector privado porque o Estado não tem capacidade de endividamento e orçamental para executar todos os projectos necessários ao país.

" É  muito importante atrairmos empresas multinacionais, com muita experiência, e lideres mundiais que tragam melhores práticas, de forma a acrescentar valor a dinâmica local", asseverou.

PIB angolano em 2022

No mês de Junho de 2022, a consultora Fitch Solutions reviu, em ligeira baixa a previsão de crescimento da economia angolana, de 3,8 para 3,5 por cento, acima das projecções do Governo, que estimava uma expansão do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,7 por cento no cômputo do ano.

Produto Interno Bruto de Angola  em 2022 acelerou, num ritmo  mais rápido desde 2004, dado que a China compra 60,2 por cento das exportações angolanas.



Tags


+