Luanda - Angola conta com a BP Oil Internacional LTD como o novo importador de produtos refinados derivados do petróleo como gasolina e gasóleo, para os próximos 12 meses, permitindo o aprovisionamento do mercado e evitar oscilações.
Segundo uma nota da Sonangol, enviada hoje à ANGOP, este novo operador do sector petrolífero, a nível dos derivados, ganhou o último concurso para o fornecimento de gasolina e gasóleo, que visou a adjudicação de contratos para cada um dos produtos em referência para um período de 12 meses.
Conforme o documento, o concurso decorreu no período de 17 de Janeiro de 2023 a 15 de Fevereiro de 2024 e contou com a participação de 14 empresas, para se garantir a necessária competitividade e eficiência em termos de resultados.
Das 14, sete empresas submeteram as propostas, designadamente BP, Glencore Energy, Trafigura, Gunvor, Vitol, Mercuria e Totsa.
A nota explica que, após a fase de clarificações e negociações, foi efectuada a avaliação da economicidade das propostas, que resultou na adjudicação dos dois contratos ( gasolina e de gasóleo) à empresa vencedora. CLAU/AC