Luanda – O Banco Mundial (BM) vai apoiar Angola na construção de infra-estruturas agrícolas, de transportes, e de energia e águas, através da sua Agência Multilateral de Garantia de Investimento (MIGA), informou hoje o director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística (GEPE), do Ministério da Agricultura e Florestas, Anderson Jerónimo.
Para tal, uma missão do BM, liderada pelo director Regional para África, Albert Zeufack, encontrou-se hoje, em Luanda, com o ministro da Agricultura, Francisco de Assis, para abordar questões ligadas aos projectos beneficiários desse apoio no domínio da Agricultura.
À margem do encontro, Anderson Jerónimo disse à imprensa que esse apoio de financiamento para investimento é extensivo ao sector empresarial privado e vem na sequência de uma visita que o Presidente João Lourenço efectuou, recentemente, aos Estados Unidos da América.
“ O compromisso de apoio do Banco Mundial nasceu com a visita do Presidente da República, João Lourenço, aos EUA, e resultou da necessidade de se criar uma ferramenta de apoio ao sector empresarial privado”, explicou o director do GEPE, do Minagrif.
O apoio do Banco Mundial vai abranger, de igual modo, o PLANAGRÃO ( Plano Nacional de Produção de Grãos) e o PLANAPECUÁRIA ( Plano Nacional de Fomento e Desenvolvimento da Pecuária).
A delegação do BM que se encontra em Angola, desde essa quarta-feira, vai manter contactos também com o ministro da Energia e Águas e dos Transportes.
A comitiva do Grupo do BM é composta pelo director regional para Angola, Burundi, RDC e Sáo Tomé, Alberto Zeufack, o director de operações da MIGA, Muhamet Fall, e pelo director regional da corporação financeira internacional, Kevim Warui Nijirani.PPA