Luanda – A Angola Telecom e a multinacional chinesa Huawei assinaram, quinta-feira última, na China, um protocolo de entendimento para a instalação de dois sites, com vão permitir o aumento da cobertura dos serviços de comunicação 2G, 3G e 4G e acelerar o processo de digitalização no país.
O acto de assinatura do acordo, rubricado à margem da edição 2024 do Congresso Mundial de Telefonia Móvel-MWC24 decorrida nos dias 27 e 28 deste mês, em Shanghai, República Popular da China, foi testemunhado pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, segundo uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso hoje.
O documento refere que essa parceira com a Huawei surge no âmbito do projecto piloto nacional de partilha de sites denominado "Iluminar Angola Better Conection - ABC", que tem entre outros objectivos, levar os serviços 2G, 3G e 4G nas zonas de difícil acesso do território angolano, assim como serve também para acelerar o processo de digitalização da economia angolana.
A nota esclarece que os sites são infra-estruturas de telecomunicações, que permitem às operadoras, para o caso de Angola, a UNITEL, Movicel e Africell, disponibilizarem os seus serviços móveis, voz e internet, à população de forma mais abrangente. OPF/QCB