Luanda - O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, encontra-se desde hoje, segunda-feira, em visita de trabalho no Reino da Noruega, com vista a intensificar a cooperação económica entre os dois países no sector da indústria petrolífera.
A visita à Noruega, de 26 a 29 de Junho, visa também manter encontros com autoridades políticas e empresariais deste país europeu, ligadas à indústria de petróleo e gás, assim como visitar os escritórios centrais da Iniciativa para a Transparência nas Indústrias Extractivas (ITIE).
Diamantino Azevedo, acompanhado pelo presidente do Conselho da Administração da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Paulino Jerónimo, e pela administradora da Sonangol, Olga Sabalo, vão reunir com a direcção do Fundo de Investimento Norueguês para países em Desenvolvimento (NordFund).
Segundo uma nota de imprensa, a que ANGOP teve acesso, este fundo Norueguês têm como objectivo fortalecer o sector privado nos países em desenvolvimento e reduzir a pobreza.
Os seus investimentos estão, em regra geral, alinhados aos objectivos de desenvolvimento social (ODS) e são feitos em sectores como as energias renováveis, inclusão financeira, infraestrutura verde e empresas como do agronegócio e de manufacturas.
No dia 27, a delegação angolana, liderada pelo ministro angolano, Diamantino de Azevedo, vai reunir com o ministro da Energia da República de Noruega, Terje Aasland e, mais tarde, com o secretário de Estado, Erling Rimestad.
Ainda no quadro do cumprimento da agenda, está reservado para o dia 28, uma série de apresentações como: Introdução à Tecnologia, Digital e Inovação, na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia; Introdução ao petróleo e gás; Tecnologia submarina; Tecnologia de sub-superfície e energias renováveis e de baixo carbon.
Na quinta-feira (29), a comitiva angolana será informada sobre a estratégia da Equinor (petrolífera norueguesa que opera em Angola), sua experiência em termos de exploração de Campos Marginais da Noruega e do Desenvolvimento da Plataforma Continental.CLAU/AC