Luanda – Cento e trinta e seis quilómetros de estrada foram reabilitados no país, de Outubro de 2020 até ao mês homólogo deste ano, pelo Executivo, apesar das limitações impostas pela pandemia, destacou, hoje, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço.
Ao discursar na reunião plenária solene de abertura da 5ª Sessão Legislativa da IV Legislatura, o Presidente da República sublinhou que neste mesmo período foram ainda reabilitados 572 metros lineares de pontes e conservados outros 598 quilómetros de estrada.
O estadista angolano destacar, entretanto, “as importantes intervenções em curso na Estrada Nacional - EN 230, no troço Malanje/Saurimo; na EN 280, no troço Cuchi/Cutato, na província do Cuando Cubango; e na EN 225, no troço Catata/Lôvua, na província da Lunda Norte.
De igual modo, na EN 140, no troço Cunje/Rio Buim, na província do Bié; na EN 100, no troço Rio Equimina/ Lucira/Bentiaba/entroncamento com a EN 280, na província do Namibe; no troço Quitexe/Ambuila, na província do Uíge; e as empreitadas do plano de salvação de estradas com vista à melhoria das malhas degradadas”.
João Lourenço informou, na ocasião, que foram retomadas as obras de construção das centralidades do Cazengo, na província do Cuanza Norte; da Carreira do Tiro, na província de Malanje; do Bailundo, na província do Huambo; e do Saurimo, na província da Lunda Sul.
“Iniciou-se a construção de centralidades e respectivas infra-estruturas nas províncias do Cunene, com 1.000 habitações, e Cabinda, com 3.000 habitações, bem como a construção de habitações sociais e 500 apartamentos para atender a demanda dos municípios de Cabinda, Belize, Buco Zau e Cacongo, em Cabinda.