Luanda – O embaixador e representante permanente de Angola junto do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat), Sianga Abílio, manifestou esta segunda-feira, em Nairobi (Quénia), o interesse de Angola contar com a presença de investidores da Grécia no mercado angolano, com vista o reforço da cooperação económica bilateral.
Segundo o diplomata, que falava à margem da sessão de abertura da Assembleia do UN-Habitat, que decorre de 5 a 9 deste mês, no Quénia, Angola precisa de investimentos nos mais variados domínios, tendo em conta o processo de diversificação económica que o país atravessa.
De acordo com uma nota de imprensa enviada hoje à ANGOP, Sianga Abílio manteve esta segunda-feira um encontro com a embaixadora e directora-geral para as Organizações Internacionais do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Grécia, Maria Theofili.
Na ocasião, a embaixadora reiterou o pedido do seu Governo para Angola apoiar a candidatura da Grécia a membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU, para o período 2025-2026.
Por seu turno, o embaixador angolano prometeu encaminhar a solicitação de apoio da Grécia às estruturas centrais de Angola.
Conforme Sianga Abílio, caso a Grécia seja eleita, Angola espera o seu apoio, no quadro do Conselho de Segurança da ONU, para os esforços de mediação levados a cabo pelo Governo angolano, na busca da paz para o leste da República Democrática do Congo (RDC) e para a região dos Grandes Lagos, em geral.
A Grécia reconheceu a independência de Angola, em Março de 1976.QCB/AC