Angola apresenta relatório dos ODS em Nova Iorque

     Economia           
  • Luanda • Quinta, 14 Setembro de 2023 | 14h02
EUA: Vista parcial de uma artéria da cidade de Nova Iorque
EUA: Vista parcial de uma artéria da cidade de Nova Iorque
Divulgação

Luanda – Angola prevê apresentar, nos dias 18 e 19 deste mês de Setembro, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, o relatório do cumprimento das recomendações dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O documento já elaborado será apresentado num Fórum Politico de Alto Nível sobre  o desenvolvimento sustentável, de acordo com o director  Nacional do Planeamento, Álvaro Pedro David.

Falando, esta quinta-feira, no tradicional “brienfing” promovido pelo Ministério da Economia e Planeamento, Álvaro Pedro David sublinha que o Fórum terá como tema “Acelerar a Recuperação do Impacto da Pandemia da Covid-19 e a Plena Implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável a todos os níveis”.

O fórum prevê, de igual modo, a apresentação das revisões nacionais voluntárias de aproximadamente 39 países.

A cimeira contará também com debates dos defensores dos ODS, grupo independente  de cientistas, instituições financeiras internacionais, representantes do sector privado e sociedade civil.

No evento, o Ministério da Economia e Planeamento irá representar o país, um fórum  que também aguarda-se  a adopção de uma declaração final política, concisa e orientada para acelerar a acção internacional em torno dos ODS.

De acordo com o responsável,  a intenção é melhorar a vida das pessoas e revigorar o sentimento de esperança, optimismo e entusiasmo, de acordo com os Objectivos Sustentáveis da Agenda 2030.

“ Augura-se uma imagem mais realista sobre o que tem sido alcançado, onde estamos atrasados e o que precisa de ser feito para se restaurar a credibilidade, no quadro das  promessas da transformação sustentável”, disse.

Dados de 2022, apontam que cerca de 60 por cento dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável do país (ODS) já foram cumpridos pelo país.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi adoptada pelos 193 Estados-Membros das Nações Unidas, por Resolução da Assembleia-Geral, em 25 de Setembro 2015, representando o compromisso global e nacional com a plena implementação dos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Estes, procuram promover um desenvolvimento sustentável global, inclusivo, justo e equitativo, tendo por base a dignidade da pessoa humana e os princípios de “recuperar melhor” e “não deixar ninguém para trás”.HEM/NE

 



Tags



+