Luanda – O embaixador de Angola na Zâmbia, Albino Malungo, participou esta quarta-feira, em Lusaka, no Fórum de Energia para África (EFFA), indica uma nota da missão diplomática neste país.
Realizado sob o tema “Oportunidades de investimento no sector de energia na Zâmbia e em África”, o fórum é uma plataforma influente e dinâmica dedicada a promover soluções energéticas sustentáveis para o futuro do continente.
De acordo com o documento, o evento reúne, entre outros, especialistas da indústria, políticos, investigadores e inovadores a nível do mundo para abordar os desafios e as oportunidades energéticas que o continente africano enfrenta.
Os participantes têm a oportunidade de aprofundar temas críticos, como as tecnologias de energia renovável, medidas de eficiência energética, quadros políticos, modelos de financiamento e soluções inovadoras para o acesso à energia.
Ao intervir, na abertura, o Presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, apelou para a necessidade de se expandir as infra-estruturas energéticas e criar oportunidades de empreendedorismo no sector, particularmente para operadores de pequena escala.
O documento refere que o EFFA serve como catalisador para a mudança, proporcionando um fórum para a colaboração, troca de conhecimentos e inovação, sendo uma plataforma onde as partes interessadas podem explorar soluções energéticas sustentáveis, partilhar boas práticas e moldar a agenda energética para o futuro de África.
Ao aproveitar a experiência e o conhecimento dos diversos participantes, o EFFA visa transformar o panorama energético e criar um caminho para um futuro energético resiliente, inclusivo e sustentável.
O encontro promove o diálogo e a colaboração entre os principais intervenientes, através de discussões em painel envolventes, sessões interactivas, apresentações esclarecedoras e oportunidades de networking. VC