Talatona – Angola participa ,pela primeira vez, na nonagésima edição da Feira de Mineração, Portos e Logística , na cidade de Toronto (Canadá ), de 13 a 15 de Junho do corrente ano , com uma delegação composta por 20 técnicos e empresários nacionais, maioritariamente do sector mineiro.
A participação de Angola, serve para apresentar as potencialidades do país, visando atrair investimentos e financiamentos, em função da dinâmica do mercado e das potencialidades do Mundo no sector de mineração, exploração e prospecção.
A viagem vai servir, também, para o estabelecimento de contactos oficiais com as congéneres dos países participantes, particularmente com empresários chineses.
Em conferência de imprensa , realizada hoje sexta-feira, em Luanda, o presidente da câmara de negócios Angola Canada (CINAC) ,Adriano Campos, anunciou que a delegação está composta por profissionais de instituições de grande e médio porte, como a Catoca, Calonda, ZEE ( Zona económica especial )Sonangol, dentre outras, com o objectivo de impulsionar a participação do empresariado nacional e canadense na diversificação da economia, bem como no desenvolvimento económico e social.
Esclareceu que, desde Abril último , a câmara tem garantida a participação do empresariado nos sectores do Petróleo e gás, telecomunicações, portos e mineração, agricultura e produção industrial e agricultura.
“ Fruto deste evento temos agências paralelas ao sector logístico, telecomunicações, Indústria dentre outras áreas que monstraram interes em participar, em função do desejo das empresas angolanas em conhecerem e penetrarem naquele mercado ”. afirmou.
O presidente explicou que a câmara tem estudado ,igualmente, com sectores do estado melhores vias de cooperação financeira, com vista a diversificação da económia nos dois horizontes, sobretudo para garantir maior empregabilidade e receitas que contribuirão para a economia nacional.
O Vice-presidente da câmara Internacional Angola Canada ,Adulai Baldé, lamentou o facto de existir ,até ao momento, relações muito "tímidas", entre os dois países, como o caso da compra de alguns aviões Canadenses para Angola e da exploração nos 2 blocos petrolíferos, quadro que se pretende mudar inicialmente em dois anos.
O empresário disse ter grande interesse na continuidade do negócio e que está em curso a identificação dos interesses comuns dos empresários dos dois países , fim de analisar igualmente os mercados o intercâmbio comercial.
De 12 a 15 de Agosto a câmara de negócios Angola Canada tem também actividades focadas no sector de fertilizantes (produção e exploração), no que concerne a segurança alimentar que acontece na cidade de Alifax.
este evento será representado por, constituída por uma delegação mista com actores do estado e privados para explorarem com maior profundidade a área em causa.
A câmara de internacional de negócios Angola Canada tem como objectivo promover e consolidar as relações económicas e comerciais entre os dois países , dentro das suas acções de complementaridades do executivo para a diversificação da economia.