Luanda – Uma delegação da Agência angolana do Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) participa, de 5 a 6 do corrente mês, em Londres, da cimeira de comércio e investimento da Commonwealth.
Segundo uma nota de imprensa desta instituição angolana, chegada este sábado a Angop, a AIPEX participará, pela primeira vez, na qualidade de membro estratégico do Conselho Empresarial e de Investimento da Commonwealth (CWEIC) e também numa mesa redonda sobre “o futuro do espaço de trabalho global”.
No evento, que contará com a participação de representantes de 56 países membros desta organização, a delegação angolana será liderada pelo presidente do conselho de administração da AIPEX, António Henriques da Silva, e integrará líderes empresariais do sector financeiro e industrial, nomeadamente dos bancos de Fomento Angola (BFA), Angolano de Investimentos (BAI), a Refriango e a Carrinho Lda.
A relação com o CWEIC foi iniciada pela AIPEX no Fórum Empresarial da Commonwealth (CBF) em Kigali, Ruanda, em Junho de 2022.
A AIPEX junta-se a outros parceiros estratégicos globais do CWEIC, incluindo multinacionais como Afreximbank, Standard Chartered e Dangote Group, governos regionais, entre outros.
O CWEIC é uma organização sem fins lucrativos ou comerciais, em que os membros são admitidos apenas por convite. É a única instituição com mandato de 56 Chefes de Governo da Commonwealth, para promover o comércio e o investimento entre os países membros.
O CWEIC estabeleceu uma presença internacional na Austrália, Caribe, Gana, Gibraltar, Índia, Malásia, Malta, Nigéria, Singapura, Sri Lanka e Emirados Árabes Unidos.
A missão da AIPEX é promover e atrair investimento privado de origem nacional e estrangeiro, com o objectivo de contribuir para o desenvolvimento socioeconómico do país, bem como promover o aumento e diversificação das exportações de produtos e serviços do país.