Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola no ranking do ambiente propício para fazer negócio

     Economia              
  • Luanda • Sexta, 24 Fevereiro de 2023 | 19h01
Uma vista da capital de Angola - Luanda
Uma vista da capital de Angola - Luanda
Pedro Parente - ANGOP

Luanda - Angola é um dos primeiros 40 países escolhidos pelo Banco Mundial para fazer parte do ranking do ambiente propício para fazer negócios (Business Enabling Environment, BEE).

“A escolha recaiu sobre o nosso País, segundo o Banco Mundial, devido ao conjunto de reformas implementadas nos últimos cinco anos”, refere o Ministério da Economia e Planeamento, através de uma publicação no seu site a que a ANGOP teve acesso.  

De acordo com o site, o BEE é um relatório que procederá a avaliação quantitativa do ambiente empresarial para o desenvolvimento do sector privado, concentrando-se no quadro regulamentar e na prestação de serviços públicos dirigidos à empresas, trabalhadores e mercados.

A publicação avança também que, nos últimos cinco anos, o Governo de Angola implementou um conjunto de reformas em 10 áreas que compreendem o ciclo de vida de uma empresa.

Trata-se de abertura de empresas, registo de propriedade, obtenção de licença de obra, acesso à electricidade,  protecção de investidores minoritários, pagamento de impostos, acesso ao crédito, comércio internacional, execução de contratos, e resolução de insolvências.  

As reformas implementadas, precisa ainda a publicação, consubstanciam-se na introdução de plataformas electrónicas, redução do número de procedimentos, de custos, de tempo e redução da complexidade dos processos dos serviços da administração pública.

A selecção de Angola para o primeiro relatório do BEE é encarada como um reconhecimento do ímpeto reformista do Governo angolano ao longo dos últimos cincos.

Desde 2019 que o Banco Mundial não pública relatórios sobre o ambiente de negócios.





Notícias de Interesse

Polícia apela civismo na passagem de ano

 Terça, 31 Dezembro de 2024 | 20h54

Comandante insta efectivos a redobrar vigilância

 Terça, 31 Dezembro de 2024 | 20h11

Rússia corta gás à Europa a partir de quarta-feira

 Terça, 31 Dezembro de 2024 | 19h56

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+