Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola na VI cimeira sobre gás no Qatar

     Economia              
  • Luanda • Terça, 22 Fevereiro de 2022 | 16h23

Luanda - O Embaixador de Angola nos Emirados Árabes Unidos (EAU), Albino Malungo, está no Doha, Qatar, onde representa o país na VI cimeira de chefes de Estado e do Governo no fórum dos países exportadores de gás (CECF).

Sob lema “ Gás Natural: Moldando o Futuro da Energia”, a Cimeira, que já decorre esta terça-feira, reúne os países grandes produtores de gás natural do mundo.

Os membros trocam experiências e informações sobre a necessidade de uma planificação e gestão independente dos seus recursos, rumo ao desenvolvimento sustentável, bem como o uso criterioso e conservação dos recursos de gás natural para o benefício dos seus povos.

Ao intervir no fórum, em representação do Presidente da República, João Lourenço, o embaixador extraordinário e plenipotenciário, Albino Malungo, augura que o evento fortaleça a cooperação com os países africanos onde milhões de pessoas têm pouco ou nenhum acesso à ecletrificação e combustível doméstico, para que o uso do gás natural seja a principal fonte de energia, tal como recomenda a Declaração de Malabo de 2019.

Tratando-se de um Fórum que reúne 18 grandes produtores de gás natural a nível mundial, representando globalmente mais de 70% das reservas comprovadas de gás natural, o diploma está confiante no reforço da colaboração, com base na igualdade e no respeito mútuo.

“ O GECF continuará a desempenhar um papel fundamental no cumprimento da Agenda 2030 para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, bem como na mitigação das mudanças climáticas em consonância com o Acordo de Paris”, sublinhou o diplomata angolano diante de varias figuras mundiais, com destaque para o Tamim bin Hamad Al Thani, Emir do Estado do Qatar, e do Mohamed Hamel, secretário-geral  do Fórum dos Países Exportadores de Gás.

Sublinhou ainda que a cimeira acontece num momento considerado crucial, em que os países se esforçam  para se recuperarem do impacto causado pela  pandemia da COVID-19, que prejudicou profundamente as economias e a condição social dos povos de todo o mundo, principalmente nas regiões mais vulneráveis.

O Fórum dos Países Exportadores do Gás (GECF) é uma plataforma global dos principais países exportadores de gás, com sede em Doha, composto pelo Qatar, Rússia, Irão, Argélia, Bolívia, Egito, Guiné Equatorial, Líbia e Nigéria, Trindade e Tobago e Venezuela, que, juntos, representam mais de 70% das reservas mundiais de gás.

O fórum vai terminar com a divulgação da “ Declaração de Doha”, à semelhança das declarações das Cúpulas do GECF realizadas em Doha, Estado do Qatar, em 2011, Moscovo, Federação Russa, em 2013, Teerão, República Islâmica do Irão, em 2015, Santa Cruz de la Sierra, Estado Plurinacional da Bolívia, em 2017, e Malabo, República da Guiné Equatorial, em 2019.



Tags


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+