Cairo - A Angola participa desde hoje, terça-feira, na 26ª edição da Conferência Internacional sobre Investimento Árabe-Africano e União de Investidores de Mulheres, que decorre em Sharm El-Sheikh, 600 quilómetros da cidade do Cairo, República Árabe do Egipto.
A missão angolana à reunião é chefiada pelo embaixador de Angola na República Árabe do Egipto, Nelson Manuel Cosme, em representação da Primeira-Dama Ana Dias Lourenço.
A decorrer sob o lema “Juventude, o núcleo do desenvolvimento sustentável - desafios e oportunidade”, a conferência é organizada pela União de Mulheres Investidoras Árabes - emanada do Conselho de Unidade Económica Árabe da Liga Árabe, em coordenação com a Associação de Mulheres Empresárias para o Desenvolvimento.
De salientar que a primeira-dama de Angola endereçou uma mensagem à presidente da União das Mulheres Árabes Investidoras, Hoda Galal Yassa, na qual realça a relevância das discussões programadas para a Conferência de Sharm El-Sheikh.
Entregue pelo embaixador Nelson Manuel Cosme, a mensagem sublinha iguamente a importância da União das Mulheres Árabes Investidoras, que desempenha um papel fundamental no empoderamento feminino e no desenvolvimento económico dos seus membros.
O programa de trabalhos reserva um painel específico sobre Angola, durante o qual o embaixador Nelson Cosme fará uma apresentação sobre a cooperação Egipto/Angola e o empoderamento da mulher nos diferentes contextos de Angola, desde o político, económico, social e desportivo.
Participam igualmente a presidente honorária da conferência, a Primeira-Dama da Sérvia, Tamara Vucic, e como convidados a presidente do Senado da Jordânia, Faisal Akef Al-Fayez, e representantes do Zimbabwe, da Bélgica, da Síria e Lituância, entre outras individualidades em representação das respectivas primeira-damas.AC