Luanda – Angola participa, de 13 a 14 deste mês, em Dakar, capital do Senegal, na Conferência Global da Iniciativa para a Transparência na Indústria Extractiva (ITIE).
O ministro angolano dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, chefia a delegação, integrada, para além da componente governamental, por representantes da indústria extractiva no domínio dos recursos minerais e hidrocarbonetos, bem como integrantes da sociedade civil no Comité Nacional de Coordenação (CNC) da ITIE.
Diamantino Azevedo deverá proferir um discurso no evento, incidindo sobre os avanços verificados em Angola no tocante à transparência e esforços para o desenvolvimento do sector extractivo, com enfoque na prospecção e futura exploração de minerais considerados críticos à transição energética.
Dentre os governantes, experts na indústria extractiva e académicos e sociedade civil esperam-se discursos de Macky Sall, Presidente do Senegal, Helen Clark, Secretária Geral da ITIE, Mohamed Ghazouani, Presidente da Mauritânia, Jonas Store, Primeiro-ministro a Noruega; Tony Blair, ex-Primeiro Ministro do Reino Unido, entre outros, num universo de mais de cento e trinta personalidades, em representação de países dos cinco continentes.
Paralelamente, Diamantino Azevedo, Presidente do Comité Nacional e Coordenação da ITIE em Angola e Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, é convidado da Embaixada Britânica no Senegal, para uma recepção na noite de segunda-feira, 12 de Julho.
O Presidente João Lourenço decidiu candidatar Angola a membro da ITIE em 2020, criando o Comité Nacional de Coordenação, através do Despacho Presidencial n. 117|20 de 1 de Setembro, tendo o país sido aceite como membro n° 57 da Iniciativa para a Transparência na Indústria Extractiva a 16 de Junho de 2022.
No final deste ano, Angola deve apresentar o seu primeiro Relatório que espelhará os avanços em termos de transparência na exploração e aplicação de recursos financeiros procedentes da indústria extractiva nacional. ART