Luanda - O ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, encontra-se em Viena, Áustria, para participar na 50ª sessão do Conselho da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO).
O evento, que decorre de 21 a 23 deste mês de Novembro, está a rever aspectos sobre o impacto de desenvolvimento industrial inclusivo e sustentável.
De acordo com uma nota do Ministério e Comércio a que ANGOP teve acesso, o UNIDO vai apresentar documentos sobre o alcance das metas da indústria, bem como as estratégias para a integração de acções do emponderamento do género, sobretudo no meio rural.
A UNIDO é a agência especializada das Nações Unidas vocacionada para promover e acelerar o desenvolvimento industrial, económico e sustentável, apoiando os países a se industrializarem.
Angola participa no evento num momento em que já dispõem de um Plano de Desenvolvimento Industrial (PDIA) 2025.
O documento já apresentado ao público, em 2021, está orçado em 120 milhões de dólares norte-americanos, sendo 66% para despesas de investimento público (DIP) e 34% afectos a despesas de apoio ao desenvolvimento (DAD), no quadro da atracção de investidores privados e aumento da produção nacional.
Com quatro eixos de intervenção, o PDIA-2025 estabelece acções concretas a serem implementadas, a curto e médio prazos, para aumentar o investimento nacional e estrangeiro no sector industrial, além de definir um quadro institucional e de financiamento que possibilita a sua implementação nas 18 províncias.