Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola moderniza sistema de navegação aérea  

     Economia              
  • Luanda • Terça, 22 Março de 2022 | 19h36
Companhia angolana vai aumentar voos para África do Sul e Portugal
Companhia angolana vai aumentar voos para África do Sul e Portugal
Francisco Miúdo

Luanda – A modernização do sistema de navegação aérea nacional vai permitir melhores níveis de segurança no espaço aéreo, elevar a qualidade dos serviços de navegação e impulsionar as comunicações em terra e no ar, no sentido de atrair maior frequência de voos em território angolano.

Estas declarações foram feitas esta terça-feira, pelo ministro dos Transportes, Ricardo D´Abreu, durante o lançamento oficial do projecto de modernização do sistema de navegação aérea nacional, que está orçado em 25 milhões de dólares 

O governante disse que o processo de modernização vai durar 18 meses e, no final do mesmo, o país passará a produzir maior volume de informações de segurança aérea de nível regional e internacional, assim como atrair mais voos no espaço aéreo nacional, o que vai propiciar a recuperação de investimentos.

“A execução deste projecto visa, dentre outros, o aumento da segurança no espaço aéreo e da qualidade dos serviços de navegação aérea, melhor comunicações com as aeronaves, capacitação dos quadros, bem como maior confiança dos operadores na utilização do espaço aéreo nacional”, sublinhou.

Segundo Ricardo D´Abreu, consta da modernização a aquisição de sistemas de vigilância automática, a instalação e comissionamento de sistemas de comunicações móveis, de sistemas de comunicação de dados e de ajuda à navegação, e ainda de um simulador de controlo de tráfego aéreo para a modernização do centro de formação.

Para o ministro, a implementação destes novos equipamentos permitirá o país adequar-se, cada vez mais, às exigências dos objectivos e as estratégias da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), relativamente à capacidade e eficiência da navegação aérea internacional.  

“Segurança, eficiência e bons resultados é o que buscamos para o país, no quadro do alinhamento com as melhores práticas internacionais do sector”, referiu.

Lembrou que este processo teve início em 2018, com as várias reformas operadas no sector, quer seja do quadro legal, com a nova Lei da Aviação Civil, a cisão da ENANA, bem como a criação da entidade administrativa independente e autónoma, a ANAC (Autoridade Nacional da Aviação Civil). 

Na ocasião, o Director Regional da ICAO, Barry kashambo, considerou esta acção de crucial para a navegação aérea de Angola para a região austral, mas também serve de uma interface para a Europa e para o Sul da América.  

Segundo o responsável da ICAO, este projecto “vai permitir que Angola preste um serviço de navegação forte no seu espaço, com os seus aeroportos domésticos e assim estar alindada com as melhores práticas neste sector de aviação.  





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+