Luanda - A ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen do Sacramento Neto dos Santos, apresentou na segunda-feira, em Roma (Itália), o interesse de Angola em implementar a Iniciativa “Hand in Hand” para a melhoria de sementes e aumento da produção de grãos.
A Iniciativa “Hand in Hand” é uma iniciativa da Organização de Alimentos e Agricultura (FAO) para acelerar a transformação agrícola e o desenvolvimento rural sustentável para erradicar a pobreza e acabar com a fome.
Conforme a governante, os objectivos da iniciativa serão alcançados, através de pólos agro-industriais nacionais e transfronteiriços, e poderão reduzir os impactos negativos da crise sanitária da Covid-19, climática e financeira, com o fim de fortalecer a produtividade no país.
Carmen do Sacramento Neto dos Santos, ao intervir no debate sobre “Estado da Alimentação e da Agricultura: Gestão integrada dos Recursos Hídricos”, na 43ª sessão plenária da FAO, reiterou ainda a necessidade de se dialogar, trocar experiências e fazer parcerias, tendo a água no centro.
A ministra, citada numa nota de imprensa da Embaixada de Angola em Itália, indica que a irrigação, transformação agrária e gestão dos ecossistemas oceânicos, visando a resiliência dos sistemas alimentares, poderão cooperar no desenvolvimento das economias rurais sustentáveis, com inovação e responsabilidade.
Entende que há necessidade de Angola organizar parcerias com programas que tenham compromisso com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dada a prioridade do país no sector agrícola, pescas e em pequenas indústrias para o alargamento da produção local.
A ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen do Sacramento Neto dos Santos, chefia uma delegação angolana na 43ª secção plenária da FAO, integrada pelo secretário de Estado da Agricultura e Florestas, João Cunha, da embaixadora de Angola na Itália, Fátima Jardim, e directores dos dois ministérios.AC