Luanda – O Pavilhão de Angola na Expo 2023, em Doha, na capital do Qatar, recebeu muitos elogios da imprensa local, que se diz impressionada com os momentos culturais que marcaram a sua inauguração, no último fim-de-semana.
Segundo a imprensa, a cerimónia de abertura do pavilhão de Angola foi uma verdadeira demonstração de diplomacia cultural, oferecendo aos presentes uma “festa sensória” do rico património cultural do país.
“Expo 2023 dá boas-vindas ao vibrante pavilhão da República de Angola” é o título de uma das matérias de destaque no jornal “Gulf Times” no espaço consagrado à cerimónia de inauguração do espaço, orientada pelo embaixador angolano no Qatar, Anónio Coelho Ramos da Cruz, na presença do comissário-geral do certame, Bader Al Dafa.
O texto sublinha que os visitantes foram brindados com momentos de muita alegria através de “performances cativantes” de danças e músicas nacionais, “dando um tom energético às festividades”.
Os convidados tiveram o privilégio de embarcar numa visita guiada por todo o pavilhão, mergulhando nas diversas ofertas da cultura angolana, com a apresentação e o saborear dos pratos típicos nacionais, que definem a identidade culinária do país, realça o autor do texto.
Acrescenta ainda que o pavilhão também destacou os prazeres artísticos de Angola através de exposições de artesanato e artefactos nacionais, proporcionando um vislumbre do espírito criativo da nação africana.
Depois da série de elogios à qualidade dos momentos oferecidos aos convidados, o articulista conclui que o pavilhão de Angola tem tudo para ser uma “passagem obrigatória” dos visitantes da Expo 2023, com “uma viagem inesquecível ao coração da cultura angolana”.