Luanda - Angola exportou, no terceiro trimestre deste ano, cerca de 96,37 milhões de barris de petróleo bruto, avaliados em aproximadamente 8,26 mil milhões de dólares americanos, anunciou hoje o secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso.
De acordo com o responsável, à semelhança da situação observada nos trimestres anteriores, a China foi o principal destino das exportações do petróleo bruto angolano com 62,81%.
José Barroso informou que outros destinos são a Espanha com 9,12%, a França e Holanda com 5,42% e 4,87%, respectivamente.
Sublinhou que, neste período, o petróleo Brent, que serve de referência para exportação de Angola, registou um preço médio de 86, 748 dólares por barril.
O secretário de Estado referiu que as principais causas que estiveram no aumento do preço do petróleo tem a ver com diversos factores, com realce para a extensão dos cortes de produção da OPEP+ até ao final do ano de 2023.
Indicou também como causa do aumento do preço do petróleo, o anúncio da Arábia Saudita em cortar a produção em cerca de dois milhões de barris por dia, facto que contribuiu na redução da oferta de petróleo bruto no mercado internacional.
Explicou que essa medida da Arábia Saudita contrastou com o aumento da procura do crude pela China, Europa e nos Estados Unidos da América, onde houve maior procura e, consequentemente, aumento dos preços.
De uma maneira geral, afirma o secretário de Estado, os eventos permitiram o aumento dos preços, sendo que no 3º trimestre de 2023 registou-se vendas ligeiramente superiores ao trimestre anterior, com 96 milhões de toneladas métricas e preço médio superior.
“Começamos o trimestre com o preço datado de 76 dólares por barril e terminamos a 98 dólares que, de uma forma geral, foi positivo para as exportações do crude, com destaque para as ramas angolanas”, frisou.
Quanto ao gás, as exportações realizadas no primeiro terceiro trimestre de 2023 totalizaram cerca de 1,20 milhões de toneladas métricas, dos quais 78,70% representa as exportações de LNG.
Precisou que o volume de gás exportado está valorizado em aproximadamente 610,16 milhões de dólares americanos e que as suas exportações, realizadas no trimestre em análise, representam um ligeiro aumento de 0,46%.
Quanto ao valor resultante da comercialização do gás, disse que foi superior em 19,01% , comparando com o trimestre anterior, em consequência da subida dos preços do gás no mercado internacional.
O LNG foi exportado maioritariamente para a Europa.
A reunião de balanço das exportações de petróleo bruto e gás referentes ao 3º trimestre de 2023, iniciadas na terça-feira, encerra hoje, em Luanda.HEM/PPA