Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola entre três melhores do Global Management Challenge

     Economia              
  • Luanda • Quinta, 28 Setembro de 2023 | 04h30
Dístico da Global Management Challenge
Dístico da Global Management Challenge
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda – A República de Angola ocupou o terceiro lugar na final do concurso internacional de simulação de gestão de empresas em bolsa, Global Management Challenge (GMC), alcançando um feito inédito em África, desde que começou a participar nesta competição mundial, em 2007.

A considerada a maior competição mundial de estratégia e gestão, que se realizou pela primeira vez em África (na capital angolana - Luanda), foi vencida pela República Popular da China, enquanto a Rússia ficou em segundo lugar, num universo de 15 países.

Durante três dias de concurso, cujo vencedor foi anunciado na noite desta quarta-feira, durante uma gala de premiação, a equipa angolana esteve representada por três jovens licenciados, em Julho último, no curso de Engenharia de Telecomunicações do Instituto Superior de Telecomunicações da Universidade de Luanda.

Trata-se dos jovens Elísio Pataca, Délcio de Almeida e Pedro Lunguieki, que chegaram à fase final da competição pela primeira vez, deixando para trás as equipas dos Camarões, da Espanha e Índia, que competiram no mesmo grupo (blue - azul).

Para além desses países, participaram igualmente da competição de forma presencial e online a Geórgia, Uzbesquistão, Togo, Benin, Portugal, Brasil, Estónia, Macau e Equador.

Após ter recebido o troféu de participação, Pedro Lunguieki, um dos integrantes da equipa angolana considerou o concurso como uma boa experiência para gerir melhor as empresas e passar o conhecimento ao mercado nacional.

Já o economista angolano Carlos Rosado de Carvalho, que também fez parte do júri do concurso, considerou o alcance do terceiro lugar como motivo de orgulho para Angola, augurando que este feito sirva de inspiração para a participação de outros jovens nas próximas edições.

Referiu que concursos do género servem de treino para os gestores aprimorarem as suas habilidades na administração de empresas.

Por seu turno, o secretário de Estado para Comunicação Social, Nuno Caldas, que procedeu à entrega do troféu à equipa vencedora, afirmou que a realização e conquista dos três primeiros lugares da competição representa um sinal inequívoco da qualidade do ensino em Angola.

Para o dirigente, a participação dos jovens angolanos nessa prova deve ser um exemplo inspirador para os outros estudantes, com vista a busca da excelência do conhecimento.

Dos 47 anos do Global Management Challenge, Angola compete há 16 anos (desde 2007), mas somente nesta edição chegou à final e alcançou o terceiro lugar, constituindo-se no primeiro país africano a atingir esta meta.

Embora não haja um valor monetário para os participantes e o vencedor do concurso, o Global Management Challenge (GMC) constitui-se numa plataforma digital de formação e desenvolvimento de competências, bem como uma ferramenta que aproxima a classe académica ao empresarial.

Fundado pelos Simuladores e Modelos de Gestão (SDG) em 1980, em Portugal, o GMC é um simulador de gestão  considerado o mais avançado do mundo, pois  todos os anos é organizada uma competição nacional, por uma empresa local, nos países onde tem representação esta plataforma.

A Equipa vencedora da competição nacional, no respectivo país, participa na prova internacional, num país a indicar pela organização do Global Management Challenge.

As participações são reservadas a equipas de dois a cinco elementos para competir em grupos com máximo de oito equipas. Cada grupo constitui um mercado, no qual competem entre si, sendo vencedora a equipa que apresentar melhores resultados no desempenho/cotação das acções da sua empresa em bolsa. QCB/AC





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+