Luanda – O Governo angolano vai continuar a empenhar-se na concretização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), levando acabo diversas acções e políticas, adoptando instrumentos legais da fauna e flora.
Ao intervir na 26ª Sessão do Comité das Florestas da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), o secretário de Estado para as Florestas, André Moda citou que, dentre as acções referidas, a implementação do Inventário Florestal Nacional, com apoio técnico e financeiro da FAO.
Numa nota de imprensa da Embaixada de Angola, em Roma (Itália), a que a ANGOP teve acesso hoje, André Moda, que participou via online no Comité das Florestas, explica que, recentemente, o Governo angolano aprovou um pacote de medidas para melhorar a segurança e gestão dos recursos florestais existentes e futuros.
Na sessão do Comité das Florestas, que decorre desde quarta-feira, os estados membros, no âmbito da prevenção dos incêndios, analisaram a importância do serviço técnico da Plataforma Global sobre a Gestão Florestal e pediram a FAO para continuar a desenvolver a mesma, tornando-a mais inclusiva e transparente.
O comité agradece a FAO pelo apoio proporcionado, nestes últimos anos, aos países, não só nas questões emergenciais, mas também para reduzir os riscos de incêndio na floresta primária e bosques naturais.
Na reunião apreciou-se também o relatório de progresso sobre a implementação da estratégia da organização mundial sobre a Integração da Biodiversidade, em todos os sectores agrícolas, e o seu Plano de Acção 2021-2023, a Década da ONU sobre a Restauração do Ecossistema 2021-2030.