Luanda - Os indicadores do desempenho macroeconómico do país, à luz das reformas impulsionadas desde 2018, estarão em análise na 1ª Edição do Angola Economic Outlook AEO, a realizar-se na próxima quarta-feira, em Luanda.
Segundo um comunicado de imprensa chegada hoje à ANGOP, o evento, a ser promovido pelo Ministério da Economia e Planeamento em parceria com a revista Economia & Mercado, vai abordar igualmente questões sobre as reformas macroeconómicas desenvolvidas pelo Governo para remover desequilíbrios internos e externos da economia.
O documento refere que o debate no AEO 2023 terá como ponto de partida os ganhos obtidos até agora, como a retoma da trajectória de saldos fiscais positivos e dos saldos superavitários na conta corrente da balança de pagamentos e a redução do stock da dívida pública em percentagem do PIB.
Em análise, adianta a nota, estarão também medidas que potenciem o retorno à trajectória de crescimento económico em Angola, depois de um período longo de recessão.
O comunicado diz ser o caso da introdução do regime de taxa de câmbio flexível que permitiu ajustar o valor da moeda nacional às condições do mercado, e o aprofundamento dos instrumentos de política monetária, com a adopção de um novo regime monetário que melhorou a capacidade de previsão dos fluxos de liquidez.
“Os participantes na AEO 2023 vão também examinar os desafios e riscos actuais e avaliar estratégias que permitam manter os ganhos até agora conquistados e consolidar o processo de recuperação da actividade económica”, lê-se na nota.
No âmbito do próximo Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023-2027, avança o comunicado, os conferencistas vão discutir a necessidade de priorizar programas que promovam o capital humano, a expansão e modernização das infra-estruturas e a aceleração da diversificação da economia.
De acordo com a organização, o certame será aberto pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior.
Os painéis e mesa de debate contarão com a participação do ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, da Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, do governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano, e de representantes de instituições internacionais, do sector empresarial e da banca.
A 1.ª Edição do Angola Economic Outlook - AEO 2023, a decorrer sob lema “Da recuperação económica ao desenvolvimento sustentável”, é uma plataforma de observação económica que visa permitir aos investidores e outros operadores anteciparem as suas decisões em função dos cenários projectados. HEM/PPA