Angola e Turquia reforçam parceria na exploração petrolífera

     Economia              
  • Luanda • Segunda, 12 Agosto de 2024 | 18h46
Plataforma de exploração petrolífera (Arquivo)
Plataforma de exploração petrolífera (Arquivo)
Gaspar dos Santos

Luanda – Os governos de Angola e da Turquia manifestaram, recentemente, em Istambul, a disponibilidade e abertura dos dois países reforçarem a exploração de novos negócios e parcerias nas áreas de mineração, petróleo e gás.

A intenção foi manifestada durante o encontro que o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, manteve, sábado último, com o seu homólogo da Turquia, Alparslan Bayraktar, segundo uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso esta segunda-feira.

De acordo com a nota, durante o encontro, os dois governantes analisaram o estado actual da cooperação económica entre ambos os países e perspectivaram a realização da próxima Comissão Mista Bilateral, tendo em conta que os dois ministros partilham a co-presidência dessa comissão.

Na ocasião, Diamantino Azevedo endereçou um convite ao CEO da empresa Turkish Petroleum a visitar Angola para início de negociações com a sua congénere angolana Sonangol.

A visita do ministro angolano à Turquia enquadra-se no convite do presidente da Tosyali Holding ao seu complexo siderúrgico na cidade turca de Hatay.

A holding Tosyali já opera em Angola, com realce à reestruturação da Jamba Mineira, cujo projecto visa a implantação de um complexo siderúrgico junto do Porto do Namibe, com vista a transformação do ferro em aço para atender o mercado nacional e exportação desta comodity.

Para além do ministro Diamantino Azevedo, integra a delegação angolana o embaixador de Angola na Turquia, José Patrício, e o presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Gaspar Martins. QCB





+