Luanda – O embaixador da Turquia em Angola, Ufuk Ekici, declarou esta terça-feira, em Luanda, que as relações diplomáticas entre os dois países desenvolveram-se “muito rapidamente” nos primeiros 10 anos da sua existência.
Em declarações prestadas no termo de uma visita de trabalho efectuada à ANGOP, o diplomata assinalou que as relações de cooperação bilateral se dinamizaram mais ainda, depois da troca de visitas de Estado entre os dois países, no segundo semestre de 2021.
Segundo ele, os chefes de Estado de Angola, João Lourenço, e da Turquia, Tayyip Erdogan, “visitaram-se”, há quase dois anos, e desde então as relações bilaterais incrementaram-se e ganharam “um grande impulso”.
“A Turquia é nova nesta região. A nossa embaixada foi aberta, em 2010, mas em apenas 10 anos as nossas relações desenvolveram-se muito rapidamente”, disse.
Ufuk Ekici considera este cenário como “um bom sinal”, quando existem grandes oportunidades e potencialidades de cooperação em todos os domínios.
Por isso, exprimiu o interesse do seu país pela troca de experiências, com Angola, para fortalecer a cooperação bilateral, no quadro de um intercâmbio de dois sentidos em que os dois lados saiam todos a ganhar.
Precisou que a Turquia pretende cooperar com Angola “em todas as áreas imagináveis” que a sua embaixada tem estado a pesquisar, antes de convidar as autoridades e os empresários do seu país para iniciar as negociações.
Indicou que são muitas as áreas de interesse e com oportunidades de negócios para as empresas turcas, em Angola, desde a energia à agricultura e desde a indústria têxtil ao comércio, passando pelos sectores das minas e das infra-estruturas, incluindo o Corredor do Lobito. IZ