Luanda - A dinamização do circuito empresarial entre Angola e Senegal dominou o encontro, em Dakar (Senegal), do embaixador angolano Adão Pinto e o director Nacional de Parcerias e Promoção Económica e Cultural do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Senegal (MAESE), embaixador Babacar Ba, soube ANGOP.
Durante o encontro, realizado no Ministério dos Negócios Estrangeiros do Senegal, os diplomatas colocaram em agenda a realização para Novembro deste ano de encontros empresariais de prospecção entre empresários dos dois países, de modo a fomentar as bases para a criação do Fórum Empresarial Angola-Senegal.
Segundo o embaixador de Angola no Senengal, Adão Pinto, o momento é o de dinamizar o comércio e às relações empresariais intra-africana.
“É momento de dinamizarmos o comércio e as relações empresariais intra-africanas e, neste caso concreto, Angola e Senegal têm muitas áreas de cooperação que devem ser aproveitadas”, disse.
Adão Pinto referiu que tem mantido contactos a vários níveis para a efectivação de “rondas” empresariais” que sinalizam a dinâmica da cooperação entre os dois países.
Por seu turno, o embaixador Babacar Ba realçou o facto de existirem muitos homens de negócios senegaleses interessados em investir em Angola e augura, na mesma proporção, o fomento de negócios angolanos no Senegal.
O diplomata indicou ainda que o seu país tem particular interesse nos domínios do óleo e gás, telecomunicações, construção civil, turismo, entre outros segmentos.
No Senegal habitam mais de 200 angolanos.
Angola e Senegal têm, desde 2022, um acordo geral de cooperação económica, técnica, social e científica nos domínios do turismo, comércio e de isenção de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço. EH/AC