Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola e Nigéria realizam Missão Empresarial conjunta em Lagos

     Economia              
  • Luanda • Sexta, 16 Agosto de 2024 | 17h48
Presidente da câmara de comércio Angola-Nigéria, Tangyalamba Veloso
Presidente da câmara de comércio Angola-Nigéria, Tangyalamba Veloso
Gaspar dos Santos - ANGOP

Luanda - A Câmara de Comércio e Indústria Angola-Nigéria (CCIAN) vai promover uma Missão Empresarial conjunta, na próxima semana, no quadro do reforço da cooperação bilateral, exploração de novas áreas de negócios e impulsionamento da economia dos dois países. 

Segundo a organização, a Missão consubstancia-se essencialmente na realização de um Fórum Económico-Empresarial, de 26 a 28, em Lagos, cidade económica e comercial desse país do Golfo da Guiné, para materializar alguns acordos estratégicos entre ambos os Governos.

Durante os três dias de contactos, troca de experiências e prospecção de possíveis áreas de investimento bidireccional, empresários angolanos e nigerianos vão visitar também algumas infra-estruturas económicas, campos agrícolas e de produção mineralógica, dentre outros locais.

Ao apresentar o evento, em Conferência de Imprensa, a presidente da CCIAN, Tangylamba Veloso, informou que o roteiro prevê deslocações à Refinaria Dangote, ao Porto de Apapa, à Fábrica Imota Rice, acesso à Feira Internacional de Lagos e "Networking" com os principais líderes empresariais localmente.

"Este acto é uma oportunidade única para se conectar com líderes da indústria, explorar oportunidades de negócios e discutir o futuro do comércio entre Angola e Nigéria, referiu a também empresária angolana, destacando que a intenção é levar a Nigéria um mínimo de 14 empresas nacionais.

A executiva explicou que se trata do primeiro e "tão aguardado Fórum de Negócios Missão Empresarial Angola-Nigéria (BMAN 2024)", e que vai decorrer sob o tema "Construindo uma África Mais Forte - Conectando Angola e Nigéria".

Acrescentou que a referida actividade vai se centrar em áreas chaves com base no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN), privilegiando os sectores do Comércio e Indústria, Tecnologia de Informação, Portos, Logística, Mineração, Agricultura, Petróleo e Gás e Promoção de Investimentos.

"O BMAN 2024 integra iniciativas diversas para permitir mobilizar visitantes, atrair e captar investidores, debater as principais oportunidades presentes e futuras da economia angolana e de negócios, criar contactos de parcerias empresariais e servir de instrumento de comunicação para dar maior visibilidade interna e externa à economia angolana", frisou.

Na ocasião, Tangylamba Veloso enalteceu o engajamento dos dois Estados, no domínio diplomático, mormente no segmento dos Transportes, onde se registou assinaláveis melhorias e velocidade na cedência de vistos de viagens, incluindo os de fronteiras, nos dois sentidos. 

Por esse facto, felicitou também o embaixador de Angola na República Federal da Nigéria, José Bamóquina Zau, e a encarregada de Negócios daquele país em Angola, Ezinwanne Osuigwe, uma vez que ajudou o valor das trocas comerciais subir substancialmente em tão pouco tempo, e numa altura em que investidores nigerianos se preparam para aplicar 500 milhões de dólares em Angola.

Dentre os angolanos confirmados para essa Missão à Nigeria, está o músico Kelly Silva, que se mostra feliz pela oportunidade e motivado para explorar o mercado musical nigeriano, fazer parcerias com artistas locais e expandir os seus trabalhos naquele território, em que reconhece haver colegas com qualidades inquestionáveis.

MDS

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+