Luanda - A República de Angola e o Japão assinam, hoje, um acordo no domínio do conhecimento geológico, no quadro do fortalecimento das relações bilaterais e do encorajamento dos investimentos de empresas japonesas na exploração e desenvolvimento de recursos minerais metálicos no país.
Da parte de Angola estará o ministro dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás, Diamantino Azevedo, e do Japão, Tetsuhiro Hosono, presidente da Japan Oil, Gas and Metals National Corporation (JOGMEC).
Ao abrigo do memorando a rubricar, a JOGMEC poderá cooperar ainda na transferência de tecnologia, utilizando a Análise de Imagens de Satélite e o Sistema de Informação Geográfica, de acordo com uma nota do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás a que a ANGOP teve acesso.
O documento faz menção que informações sobre petróleo e gás natural poderão ser trocadas igualmente, num dia reservado também para a assinatura de um Protocolo de Cooperação, pelo Instituto Geológico de Angola (IGEO) e o JOGMEC.
Este instrumento será rubricado pelo presidente do Conselho de Administração do IGEO, Canga Xiaquivuila e pela JOGMEC o seu vice-presidente Shimotori Horoshi.
Os dois eventos antecedem o “fórum” sobre Investimentos nos sectores Petrolífero e Mineiro angolano, destinado aos chefes de missões diplomáticas acreditadas em Angola, que tomarão conhecimento sobre o foco e as oportunidades de negócios com instituições como ANPG, SONANGOL-E.P, ANRM, IGEO, ENDIAMA-E.P e SODIAM E.P.
Os embaixadores vão ainda visitar algumas dependências do Laboratório Geo-científico do Instituto Geológico de Angola, segundo o programa da actividade a ser encerrada pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás.