Luanda - Empresas do sector privado de Angola e França lançam, esta quinta-feira, uma parceria de produção no sector agricola e agroalimentar, no quadro da visita do Presidente daquele país europeu, Emmanuel Macron.
A referida parceria é lançada no fórum empresarial que junta 100 empresas e entidades dos dois países.
No quadro da parceira prevê a elaboração de um acordo de parceria entre o sector privado francês e angolano para o desenvolvimento de novas parcerias com prioridades para produção de mandioca, milho, soja, algodão, cereais, amendoim, café, frutas e legumes.
São também prioridades, a criação de bovinos e suinos, avicultura e piscultura.
Para isso, Angola está a apresentar o potencial do sector agrícola e as necessidades e expectativas do sector privado.
Neste painel, Angola apresenta aos empresarios franceses as necessidades do país, em termos de conhecimentos técnicos, estruturação do mercado e financiamento.
As partes prevêem acordar os sectores prioritários e incluir as parceiras, indentificar oportunidades de parceria e fazer um balanço dos obstáculos ao desenvolvimento de projectos.
Outro painel a ser abordado é a questão das parcerias que são possíveis entre entidades francesas e angolanas.
Neste ponto, perspectiva-se apresentar a acção e propostas do sector privado francês para o desenvolvimento dos sectores da agricultura em Angola e a valorização da produção, em parceria com os actores locais, para em conjunto identificarem prioridades para o país e nos quais a oferta da delegação francesa pode ser valorizada.NE/AC