Luanda- O Instituto Geológico de Angola (IGEO) e a Agência Estatal do Conselho de Investigações Cientificas, M.P. (Csic) da Espanha assinaram, esta quarta-feira, em Madrid, um protocolo de cooperação bilateral no domínio das geociências.
Do lado angolano, o documento jurídico foi rubricado pelo presidente do Conselho de Administração do IGEO, Canga Xiaquivuila e da parte espanhola, pela Vice-presidente de relações Internacionais (CSIC), Ángeles Gómez Borrego, um evento testemunhado pelo embaixador de Angola naquele país, Luís de Matos.
O referido protocolo de cooperação tem como objectivo, o estabelecimento de bases jurídicas que promovam a cooperação entre as Partes, de acordo com a nota da Embaixada de Angola na Espanha a que ANGOP teve acesso.
As Partes acordam em cooperar no domínio das geociências na base da igualdade, reciprocidade e benefícios mútuos, troca de informações científicas e de pessoal técnico especializado.
O instrumento visa ainda a realização de missões científicas e técnicas, a colaboração em actividades de pesquisa geológica e investigação científica, a organização conjunta de simpósios, conferências, workshops e seminários em ambos territórios, a fiscalização de levantamentos geológicos e geoquímicos.
Este instrumento jurídico vai ainda permitir estudos específicos, podendo incluir-se a interpretação de dados adquiridos entre outras formas de cooperação de mútuo interesse que possam ser acordadas entre as Partes.
Para o PCA do IGEO, a assinatura deste protocolo de cooperação é o concretizar do desejo manifestado pelos dois governos, durante a visita à Angola, do Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, em Abril de 2021.
Na ocasião, Canga Xiaquivuila fez uma abordagem sobre o Plano Nacional de Geologia, (Planageo), que permitiu o reconhecimento geocientífico do território angolano, com a elaboração de um novo mapeamento geológico, bem como a elaboração de mapas hidrogeológicos regionais e estudos específicos que servem de uma mais-valia no combate à seca no Sul de Angola.
O Instituto Geológico de Angola, é um organismo público que tem por funções fundamentais a execução e coordenação da cartografia geológica e do estudo dos recursos minerais do país, tendo em conta o carácter e a política mineira estabelecida pelo Governo.