Luanda - A criação de condições para a implementação de fábricas de artefactos de pesca em Angola foi um dos temas analisados, na segunda-feira (29), em Espanha, entre a ministra angolana das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen Neto, e o ministro espanhol da Agricultura, Pescas e Alimentar, Luís Planas.
Para além dessa temática, os governantes abordaram, igualmente, a possibilidade da construção de embarcações para a pesca artesanal e implementação da economia azul, segundo uma nota a que a ANGOP teve acesso essa terça-feira.
Adicionalmente, os ministros analisaram a formalização de um plano de trabalho que visa acções no âmbito do acordo de cooperação em vigor, designadamente a solicitação de apoio para a concretização do projecto de fiscalização pesqueira, construção de laboratórios nas províncias pesqueiras e o projecto de base de dados científicas a serem realizados por empresas espanholas.
Na ocasião, o ministro espanhol mostrou o total interesse e disponibilidade em dar continuidade das relações entre os dois países, assegurando a apresentação da agenda angolana à União Europeia, no âmbito da Presidência que o Reino de Espanha assumirá.
A visita de trabalho da delegação angolana em Espanha também serviu para convidar os espanhóis a participarem na Feira da Economia Azul, a decorrer em Outubro do corrente ano, na província de Benguela.
Chefiada pela ministra Carmen Neto, integram a comitiva a directora do Instituto de Investigação Pesqueiro e Marinho, pelo director de gabinete e um consultor. QCB/PPA