Luanda - O secretário de Estado para a Energia, Arlindo Carlos, destacou este domingo, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos (EAU), a aposta do país em energias renováveis e combate aos efeitos das alterações climáticas no sector.
O responsável intervinha na 15ª Assembleia da Agência Internacional para Energias Renováveis (IRENA), realizada, nos dias 12 e 13 deste mês, neste país do Médio Oriente, sublinhando a necessidade de uma transição energética justa e equilibrada.
Assegurou que Angola aborda a transição energética não só como resposta aos desafios climáticos, mas também como uma via para o crescimento económico que concorre para a formação de valências técnicas e, por meio desta, a redução da pobreza.
O encontro decorreu sob o lema “Acelerando a transição para energias renováveis - o caminho a seguir”, sendo as discussões centradas nas estratégias para triplicar a capacidade de energia renovável até 2030, apoio às transições em economias emergentes e promoção de fluxos financeiros inovadores em países necessitados.
A delegação angolana integrou igualmente o embaixador nos Emirados Árabes Unidos, Júlio Maiato, de acordo com uma nota chegada, esta segunda-feira, à ANGOP.
Os mais de 1 400 delegados, de 170 países, discutiram, ainda, entre outros aspectos, a contribuição e importância das energias renováveis nas matrizes energéticas dos países membros e não só.
Paralelamente a 15ª assembleia da IRENA, realiza-se a Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi (ADSW), a decorrer até ao dia 18 deste mês, com a participação de várias individualidades, entre delegados de alto nível e especialistas, para acelerar os esforços de sustentabilidade no mundo.
De referir que Angola assumiu, nos últimos 12 meses, a vice-presidência da IRENA, em representação do grupo dos países africanos, devendo ser substituída pela Namíbia. A presidência é assumida pela Eslovénia. ACC/VC