Luanda – Angola confirmou, recentemente, no Japão, a sua presença na Expo 2025, a decorrer de 13 de Abril a 13 de Outubro do próximo ano, nas cidades de Osaka e Kansai deste país asiático, sob o lema "Projectando a sociedade futura para as nossas vidas".
O facto foi manifestado pela delegação angolana, chefiada pela comissária-geral de Angola para a Expo 2025, Albina Assis, que participou, nos dias 25 e 26 de Junho último, na 3ª Reunião Internacional de Participantes (IPM), na cidade de Nara, no Japão.
De acordo com uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso hoje, a organização do evento fez saber que já estão confirmados 161 países e nove organizações internacionais, dos quais as Nações Unidas, União Africana, União Europeia, Movimento Internacional da Cruz Vermelha, Secretariado da ASEAN, entre outros.
Para esse evento, Angola escolheu para o seu Pavilhão o tema “Educar a comunidade para um futuro melhor”, tendo como subtemas “Salvando vidas” e “Empoderando vidas”, enquanto o slogan é “Educação para a saúde”.
Segundo o documento o tema de Angola foi escolhido em 2021, pela comissária-geral, Albina Assis, face à condição do país estar ainda em vias de desenvolvimento, com a superação de desafios para um futuro melhor, nas áreas da Saúde, Educação, Tecnologia, entre outras, visando a sustentabilidade.
Quanto à 3ª Reunião Internacional de Participantes (IPM), a Comissão Interministerial de Angola para Expo 2025 Osaka e Kansai, no Japão, realizou diversas sessões de constatação que serviram para obter esclarecimentos sobre o evento a ser realizado no próximo ano.
Conforme a nota, esse encontro também ficou marcado com entrevistas concedidas pela comissária-geral angolana, com destaque para a entrevista feita pela Televisão de Tóquio, onde se fizeram presentes entidades ligadas à organização da Expo, cujo objectivo principal foi a motivação e confirmação da Participação de Angola no evento, bem como as expectativas sobre as relações socioeconómicas entre ambos os países.
Paralelamente à IPM, também teve lugar a reunião dos 161 comissários-gerais dos países participantes, visando a nomeação de 28 membros do Comité Director, incluindo Angola, do seu Presidente e três Vice-Presidentes, representantes das diferentes áreas continentais como África, Ásia e Europa.
A actividade desse Comité permitirá discussões regulares com a organização da Expo 2025 Osaka e Kansai sobre diversos assuntos relacionados à gestão deste evento. HM/QCB