Ndalatando - O Presidente do Conselho de Administração da Empresa de Produção de Electricidade (PRODEL), Pedro Eduardo Afonso, anunciou, esta quarta-feira, que o país dispõe, actualmente, de uma capacidade de produção de 6.300 Megawatts (MW) de energia provenientes de diferentes fontes.
Segundo o responsável, com essa energia proveniente de fontes térmicas, hídricas e fotovoltaicas, o país regista melhoria no fornecimento de energia eléctrica, fruto dos investimentos do Executivo.
Pedro Afonso, que falava à imprensa, em Ndalatando, realçou a aposta do Executivo na construção de barragens hidroeléctricas e instalação de centrais fotovoltaicas, visando o aumento da capacidade de produção de electricidade.
O responsável defendeu, por outro lado, a melhoria na comunicação para mitigar o impacto das inundações cíclicas no baixo Dondo.
Pedro Eduardo Afonso aconselhou a população a evitar o cultivo nas margens do rio Kwanza, para evitar danos à produção agrícola.
O Cuanza Norte alberga, no município de Cambambe, a barragem hidroeléctrica com o mesmo nome, com uma capacidade instalada de 960 MW.
Ainda em Cambambe, está a ser construído o aproveitamento Hidroeléctrico de Caculo Cabaça, na comuna de São Pedro da Quilemba, a 74 quilómetros do Dondo, sede do município, que vai gerar 2.172 MW e produzir energia eléctrica para mais de oito milhões de angolanos. EFM/DS/CRB