Luanda - O secretário de Estado para a Agricultura e Pecuária, João Bartolomeu da Cunha, destacou as potencialidades agrícolas de Angola no Fórum de Comércio e Investimento FIN África - Emirados Árabes Unidos 2021, onde busca parceria para o sector.
Na ocasião, o responsável referiu-se às facilidades que permitem atrair investimento estrangeiro.
De acordo com uma nota a que a ANGOP teve acesso, o responsável apresentou as facilidades para os empresários que estão interessados em investir no país.
O secretário de Estado encabeça uma delegação do seu ministério aos Emirados Árabes Unidos e está a cumprir uma agenda de trabalho, visando a busca de parcerias vantajosas para o país.
O Fórum de Comércio e Investimento FIN África - Emirados Árabes Unidos 2021 em que reuniu grandes mentes e organizações comprometidas para com o desenvolvimento do continente africano por meio do Investimento Directo Estrangeiro (IDE) nos sectores-chave como petróleo e gás, energia, construção, finanças, agricultura e tecnologia.
Na sua intervenção, o Secretario de Estado enalteceu as potencialidades agrícolas do país e as principais áreas do sector onde se pode realizar investimentos sem obrigatoriedade de parceiros locais.
Realçou também o papel dos países africanos em terem relações ou encontros mais frequentes para explorar melhor as oportunidades que cada um dos países possui.
Os organizadores do FIN África - Emirados Árabes Unidos 2021 entendem que a globalização é o resultado de transformações nas áreas política, económica, tecnológica e social.
As empresas multinacionais e as integrações económicas têm sido eficazes na economia mundial ao criar concorrência entre os países.
O comércio exterior e os investimentos directos ajudam os países em desenvolvimento a enfrentar a concorrência internacional ao estimular a sua economia, bem como aumentar a produtividade e a capacidade de exportação.
Dominaram as discussões temas como “Chaves para atrair Investimento Estrangeiro”, “Obstáculos ao crescimento do investimento em África”, “Efeito das políticas governamentais sobre os investidores” e a “Legislação e regulamentação eficazes, essenciais para o crescimento económico e do investimento”.
O “Crescimento do Investimento”, o “Comércio Internacional”, “Políticas de Comércio e Investimento”, “O futuro do Petróleo e Gás numa economia digital” e “Segurança Alimentar e Ameaças Ecológicas Globais" também mereceram a atenção dos participantes.
Os mesmos discutiram igualmente sobre “Os desafios da Tecnologia Digital”, a questão “Do combustível fóssil à Energia Renovável” e “Criptomoeda, cadeia de blocos e ética jurídica”.
O secretário de Estado João da Cunha participou como convidado VIP num encontro na Expo 2020 Dubai sobre “Estratégias inovadoras para uma década de desafios: Ásia 2020-2030”.
O certame contou com a participação do ministro da Tolerância e Coexistência dos EAU, Sheikh Nahayan Mabarak Al Nhayan, que fez o discurso de abertura, e do CEO do Dubai Cares, Tariq Al Gurg, da Coordenadora Residente das Nações Unidas para os Emirados Árabes Unidos, Dena Assaf, e do presidente do Comité Parolímpico (APC), Majid-Usaimi.
Essa é a segunda vez que o secretário de Estado para a Agricultura e Pecuária visita os EAU, tendo já encabeçado uma outra delegação entre Agosto e Setembro de 2021, no âmbito da promoção da diplomacia económica, reforço dos laços de amizade e de cooperação entre Angola e aquele país do Médio-Oriente.