Luanda - O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, espera contar com a experiência norueguesa para o desenvolvimento da indústria de fertilizantes e de alumínio.
O governante, que falava na quarta-feira, em Oslo, Noruega, disse que tudo será feito para estreitar a cooperação de Angola, com este país europeu, para capacitar jovens nos graus académicos de licenciatura e mestrado voltado às técnicas de produção de fertilizantes e alumínio.
Em visita de trabalho na Noruega, desde 26 deste mês,Diamantino de Azevedo e sua equipa manteve encontros com as autoridades norueguesas, com destaca para a reunião com o ministro norueguês dos Petróleos e Energia, com o Secretário de Estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, e com responsáveis das empresas Equinor e Norsk Hydro.
Na quarta-feira, a comitiva angolana deslocou-se à cidade de Trondheim (margem oeste) e assistiu, no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da petrolífera Equinor, a uma série de apresentações como: Introdução à Tecnologia, Digital e Inovação, as formações viradas à inovação ministradas pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia.
A delegação angolana fez parte também das apresentações a Introdução ao petróleo e gás, Tecnologia submarina, Tecnologia de subsuperfície e Energias Renováveis e de baixo carbono.CLAU/AC