Luanda – Angola assumiu, esta quarta-feira, a presidência rotativa do Fórum das Inspecções de Segurança Alimentar e das Actividades Económicas (FISAAE) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), para os próximos dois anos.
Com a eleição do inspector-geral da Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA), João Quiúma, feita no 8º Fórum da CPLP, dessa organização, que decorre em Luanda, Angola substitui Moçambique na liderança da FISAAE.
Para o cargo de vice-presidente, os países membros indicaram o inspector-geral da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) de Portugal, Luís Lourenço.
A propósito, o presidente eleito João Quiúma apontou como prioridade do seu mandato prevenção à fraude alimentar, dado o surgimento do comércio electrónico.
"Vamos continuar com as perspectivas traçadas em 2020, apesar do desafio da Covid -19, que impossibilitou a realização de algumas actividades, como a participação concertada de inspecção entre os países membros da organização”, realçou.
Destacou a formação técnica de quadros nacionais e em matérias relacionadas com as boas práticas mundiais.
De acordo com o presidente do FISAAE, a eleição de Angola serve para se traçar novos caminhos, principalmente naquilo que é a cooperação e a partilha de informação entre os países.
Já o vice-presidente, Luís Lourenço, destacou a importância da organização para a partilha de informação e acções concertadas, a nível das inspecções e da segurança alimentar e da actividade económica.
"É uma mais-valia que estejamos todos em consonância em várias matérias, com realce as questões de inspecções a nível dos produtos são importados e exportados, porque cada produto tem a sua especificidade, a forma de ser trabalhado nos países de origem ou nos países de destino", frisou.
O 8º Fórum da CPLP, promovido pela ANIESA, decorre durante três dias e vai analisar, entre outros, temas como "O papel das associações sectoriais na interacção com as autoridades de fiscalização” e “Boas práticas de prevenção à fraude alimentar”, além de acolher dois seminários sobre segurança alimentar.
A nona reunião do FISAAE será realizado em 2026, em Portugal. ASS/QCB