Luanda - Angola apresentou, recentemente, o seu potencial como parceiro estratégico para empresas internacionais, no Fórum IMEX, realizado na região de Elche, em Espanha.
Trata-se de um evento reconhecido por promover mercados emergentes e novas oportunidades de investimento, segundo uma nota a que a ANGOP teve acesso.
Durante a sua intervenção no painel “África: Novos mercados para a internacionalização”, a representante comercial da Embaixada de Angola em Espanha, Paula Francinette Lisboa, destacou as vantagens competitivas que o país oferece aos investidores estrangeiros.
Sublinhou a estabilidade política e económica alcançada pelo país nos últimos anos, que tem criado um ambiente favorável ao investimento, e realçou as amplas possibilidades de importação e exportação, especialmente de produtos agrícolas, recursos naturais e bens manufacturados.
Referiu que o Governo está comprometido com a diversificação da economia, oferecendo incentivos e um quadro legal sólido para investimentos estrangeiros.
Esse compromisso, adiantou, fortalece o objectivo de consolidar Angola como um actor-chave na economia africana e mundial.
Paula Francinette destacou sectores-chave para o investimento, como infra-estruturas, agricultura, tecnologia, energias renováveis e turismo, que apresentam um elevado potencial de crescimento e retorno sobre o investimento.
Realizado sob o tema “Planos para o crescimento empresarial e novos mercados para a internacionalização”, o fórum IMEX serviu igualmente como uma plataforma para debater as oportunidades que o continente africano oferece a nível global, sobretudo em sectores como infra-estruturas, tecnologia e agricultura.
Nesse contexto, Angola destacou-se como um dos países com maior perspectiva de desenvolvimento e colaboração internacional.
A representante enfatizou a importância de encontros do género, uma vez que promovem o diálogo directo entre diplomatas, empresários e investidores.
"Fóruns deste tipo permitem-nos conectar de forma directa com empresários e investidores, e abrir linhas de actuação exclusivas. Além disso, demonstram o elevado nível diplomático de Angola, sendo uma referência em eventos desta envergadura", disse.
O papel estratégico de África na internacionalização
O fórum destacou que África, como um todo, é um continente repleto de oportunidades, com um crescimento contínuo e mercados emergentes que representam um eixo fundamental para a expansão internacional de empresas.
A presença da Embaixada de Angola neste evento reforça a visão estratégica do país para se posicionar como uma ponte entre África e o resto do mundo, lê-se.
Com mais de 60 empresas espanholas operando actualmente em Angola, as relações bilaterais entre os dois países continuam a fortalecer-se com a colaboração em áreas como construção, agricultura, saúde e educação.
Estes sectores estão alinhados com as prioridades do Governo angolano para diversificar a sua economia e fomentar o desenvolvimento sustentável. VC