Luanda – As potencialidades que o Corredor do Lobito e o sector agrícola angolano oferecem foram apresentadas, esta semana, em Basileia, Suíça, como duas das oportunidades de negócio que Angola dispõe para atracção do investimento da classe empresarial deste país europeu.
A par desse potencial, o encarregado de negócios de Angola naquele país, Estêvão Alberto, apontou, igualmente, as oportunidades existentes na gestão de resíduos, indústria extractiva e de transformação, construção civil e obras públicas.
Citado numa nota de imprensa, enviada este sábado à ANGOP, o também ministro Conselheiro destacou o potencial de Angola nas telecomunicações, tecnologias de informação e inovação, transporte, produção e distribuição de energia eléctrica, assim como hotelaria e turismo, educação, saúde e urbanismo, entre outros, como diferentes oportunidades económicas e sinal de avanços no ecossistema de negócios no país.
Ao intervir num evento organizado pelo Círculo Empresarial Suíça - África, o diplomata advogou junto dos referidos empresários o desejo de Angola ver instaladas empresas suíças no território nacional, oferecendo oportunidades de emprego para muitos cidadãos, sobretudo os jovens.
Sublinhou que o país dispõe de dispositivos legais robustos para a protecção dos investimentos de empresas suíças em Angola, tendo ressaltado a importância da nova Lei de Investimento Privado, que consagra um conjunto de incentivos, benefícios fiscais e garantia de repatriamento dos lucros.
No evento, organizado sob o lema “Investir no futuro de África - Destaque em projectos de grande escala”, o diplomata interagiu com a classe empresarial suíça, transmitindo o potencial económico de Angola como destino de excelência para o investimento privado directo dos empresários nos vários sectores, no quadro da diversificação económica.
Com a participação de embaixadores dos países africanos acreditados na Suíça e de embaixadores suíços em África, bem como de mais de 300 empresas helvéticas do sector privado, o Círculo Empresarial Suíça - África é a principal associação independente que promove contactos comerciais e ligações entre ambas partes, com o alto patrocínio da Secretaria de Estado para os Assuntos Económicos do Governo Suíço (SECO).
Realizado anualmente, o círculo proporciona aos seus membros uma rede influente e uma plataforma única dedicada à troca de conhecimentos, experiências, projectos e ideias, promovendo assim parcerias e abrindo novas perspectivas de negócio. CPM/QCB